COCOMO
O método COCOMO (COnstructive COst MOdel) é um modelo de estimativa do tempo de desenvolvimento de um produto que permite a estimativa do custo, do esforço, do planejamento e execução de projetos de Software largamente utilizada em escala mundial. Foi desenvolvido para estimar esforços de desenvolvimento, prazos e tamanho de equipe para projetos de sistemas de informações.
O COCOMO está relacionado com Métricas de Projeto na disciplina Qualidade de Software.
A medição é realizada não apenas na Engenharia de Software. É fundamental para qualquer atividade, principalmente de engenharia. Seu propósito é avaliar alguma coisa. (Diego Macedo, 2014).
Um modelo de custo fornece uma estrutura para a comunicação de decisões de negócio entre os envolvidos em um empreendimento relacionado a Software.
O modelo foi derivado baseado em análises feitas sobre um conjunto que compreende 63 projetos concluídos nas áreas de negócios, controle científico, suporte e sistemas operacionais.
É uma técnica já bem documentada e bastante aceita considerando o número de projetos desenvolvidos que a utilizaram. (Lume, 2001).
Esses projetos foram baseados no modelo em cascata de desenvolvimento de Software que foi um dos processos que prevaleceram em 1981.
RESPONSÁVEL
Foi desenvolvido em 1981 por Barry Boehm, construído e preenchido com as informações de um considerável número de projetos concluídos. Entretanto, o modelo tornou-se obsoleto devido à capacidade de lidar com ciclos de vida iterativos e com a utilização de componentes Commercial-Off-The-Shelf (COTS).
Barry se baseou em um estudo de 63 projetos na TRW Aerospace onde ocupou o cargo de Diretor de Pesquisa de Software e Tecnologia.
Este estudo examinou códigos fontes que ia de 2.000 até 100.000 linhas de códigos, e linguagens de programação que variava de Assembly a PL/I. (Trabalhos Feitos, 2013).