coco
Em novembro 1943, na Conferencia de Teerã, União Soviética, os aliados traçaram planos para materializar a derrota dos alemães e organizar as primeiras divisões territoriais das tropas de ocupação de cada país.
A recuperação começou com a reforma monetária de meados de 1948 na Alemanha Ocidental e foi acelerada pela liberalização da política econômica europeia, que o Plano Marshall (1948-1951) causou tanto direta quanto indiretamente. A recuperação pós-1948 da Alemanha Ocidental foi chamada de milagre econômico alemão. Além disso, as economias italiana e francesa também se recuperaram.
A partir deste momento e pelos próximos 45 anos seguiu-se uma geopolítica em que o mundo também ficou dividido em dois blocos antagônicos, de um lado o bloco capitalista liderado pelos EUA e do outro lado o bloco socialista com a liderança da URSS.
O lado capitalista, ou “Bloco Ocidental” era formado pelos países da Oceania, América do Sul, América do Norte, América Central, com exceção de Cuba, algumas nações da Ásia e da Europa Ocidental. E o lado socialista, ou “Bloco Soviético” era composto peça URSS, e aliados da parte leste e