cochonilha
É mais larga que comprida, de cor amarela;
Caminha pela superficie vegetal, até instalar-se, onde crava o seu estilete e vai passando por uma serie de estados; A fêmea efectua algumas mudas de cor castanho/encarnado, até que é fecundada e, com os ovos no seu interior adquire a forma arredondada, coberta por uma capa endurecida que a vai proteger; O macho é amarelo, com escudo elíptico, na fase de pré-ninfa. Uma vez desenvolvidas as asas e antenas, na fase de ninfa, vai em busca da fêmea para a fecundação. Agora o seu corpo é alaranjado com escudo de cor escura; Normalmente detectam-se três gerações (Maio, Julho e Setembro). A primeira e a terceira tem tendência a invadir a parte exterior da árvore, enquanto a segunda instala-se no interior.
Cochonilha vírgula (Lepidosaphes beckii, Newman):
As fêmeas apresentam escudos alongados, de cor castanha;
Tem geralmente duas gerações (Junho e Agosto);
Preferem locais sombrios, localizando-se os ataques na página inferior das folhas.
Coclhonilha Algodão (Pseudococcus citri Risso):
É móvel em todos os estados;
A fêmea tem a forma oval, com o corpo envolvido numa camada cerosa de cor branca, protegendo o tegumento de cor rosada;
Quando adulta segrega uma secreção branca na qual deposita os ovos;
Larvas e adultos preferem locais menos arejados das árvores, normalmente na junção de frutos e ou folhas;
Nos frutos atacados, onde estão as colónias, ficam verdes e com fumagina. Podem adquirir precocemente alguns tons coloridos, por consequência do ataque desta cochonilha.
Cochonilha cabeça-de-prego Chrysomphalus fícus (Ashmead, 1880) As fêmeas da cabeça-de-prego são sésseis e envoltas por uma carapaça circular de cerca de 2mm de diâmetro de coloração violácea escura com centro e orla marginal mais claros (figura ao lado). Os machos são menores e têm a