Coca cola
Uma boa sugestão que recebi foi publicação de um post sobre a Coca Cola, para ser mais preciso de como era difícil para nossos pais comprar o refrigerante. Lógico que a regra não se aplica aos mais ricos na década de 70 e 80. Mas para maioria da classe média era um evento ter uma garrafa de coca cola à mesa.
As máquinas post-mix ofereceram ao consumidor a Coca-Cola fresquinha, feita na hora, servida em copos. Campanhas publicitárias criadas no exterior assumiram um toque brasileiro, como a “Isso é que é, Coca-Cola!” (“It’s the real thing”), que lança novos produtos e sabores.
Na década de 1970 a Coca-Cola começa a fazer sucesso. Durante este período foram lançadas mais 15 fábricas no Brasil. Começam a ser distribuídas as Post-Mix, que possibilitam uma ampliação da rede de fornecedores devido à economia de espaço, atingindo lanchonetes, cinemas, clubes e diversos pontos de venda. O slogan da época, “Isso é que é”, exaltava a natureza e a paz.
Influencia da coca cola 1972
De 1945 até hoje, as franquias da Coca-Cola espalharam-se por todo o Brasil, existindo em nosso país, atualmente, 18 grupos de Fabricantes que operam 38 fábricas e 141 linhas de produção. Esses Fabricantes congregam-se na Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola, fundada em 1972. A Coca Cola Indústrias Ltda., que representa, no Brasil, a The Coca-Cola Company, proprietária da marca, dá assistência aos Fabricantes nas áreas de produção, marketing, promoção e em muitas outras relacionadas ao bom andamento dos seus negócios. Daqueles distantes dias, quando a Coca-Cola passou a ser distribuída em garrafas nos Estados Unidos, até hoje, muita coisa evolui. Para melhor, é claro. As lentas carroças e, mais tarde, os primitivos caminhões deram lugar a frotas de modernos veículos de toda ordem, que cruzam mais de 200 países, levando CocaCola às regiões mais longínquas do planeta. No Brasil, os consumidores bebem anualmente 6,2 bilhões de litros, que são