Cultura de aprendizagem
Todo aprendizado requer dedicação, atenção e companheirismo, pois o processo de aprendizado dificulta o entendimento se não houver grupos integrados. Dessa forma, o aprendizado organizacional se dá primeiramente pelo indivíduo, pela sua busca incessante ao conhecimento e disposição de obter e compartilhar, tendo uma visão de equipe e prezando pelo bom relacionamento, e assim, consequentemente teremos uma ótima equipe, com bons subsídios visando gerar uma organização que aprende.
Uma organização que aprende tem como características, a capacidade de questionar cultura e valores, bem como de mudar comportamentos estimulando a experimentação e o aprendizado por meio da correção e do erro; ser flexível e utilizar a capacidade criativa de seus colaboradores, compartilhando os insights, experiências e informações individuais, tornando-as coletivas. Estas organizações devem propiciar um ambiente adequado a este aprendizado, facilitando a gestão do conhecimento. Organizações que não se preocupam com esses fatores estão fadadas ao desconhecimento.
A aprendizagem organizacional depende de vários fatores, fatores estes que estão diretamente ligados ao aprendizado individual e em equipe, e para gerar o aprendizado organizacional, a organização por sua vez deve possibilitar o questionamento de seus valores e crenças, estimulando a ação e o aprendizado, evitando as burocracias e o ambiente uniforme.
Toda organização que valoriza a gestão do conhecimento tem como características uma liderança e cultura voltadas para inovação e para busca de desafios, criando diversos mecanismos de disseminação e compartilhamento do conhecimento de seus colaboradores sendo totalmente transparente.
É definido como uma organização do aprendizado aquela organização onde as pessoas estão sempre aprendendo e aplicando o que aprenderam na melhoria da qualidade dos bens, do trabalho, serviços e produtos. Mas não adianta somente todo o engajamento