coca- cola
Neste trabalho, veremos um pouco da história da Coca Cola, com estudos mais aprofundados em sua economia, oferecendo o comparativo da administração atual, com anteriores, o crescimento econômico da marca conforme os anos, sua relação de compra e venda tanto financeira, quanto a relação da marca com seus consumidores.
A Origem da Coca - Cola
A coca cola foi algo criado sem intenção própria de ser uma bebida ou muito menos o a grande marca que conhecemos atualmente, tudo começou em 8 de maio de 1886 com um farmacêutico John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, ele criou um liquido que ele chamou de “tônico para o cérebro” esse liquido que na sua composição existia noz-de-cola, um estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca que ficou meio caramelado e levou a sua vizinha Jacob’s Pharmacy lá essa bebida ou podemos chama de xarope foi misturada com agua e gás e logo depois foi provada por alguns clientes que gostaram bastante e de certo modo ela tinha algo muito especial, logo depois a bebida começou a ser vendida na Jacob’s Pharmacy no valor de cinco centavos, o contador de Pemberton, Frank Robinson, chamou a mistura de Coca-Cola e anotou o nome em seus registros. Desde esse dia, Coca-Cola é escrito da mesma forma. No primeiro ano, Pemberton vendeu apenas nove copos de Coca-Cola por dia.
A cor vermelha que hoje e característica da coca cola ficou com essa cor característica devido ao inicio, que esse liquido era armazenado em pequenos barris na cor vermelha e com o passa do tempo foi atribuído como característica oficial da bebida, em 1891 o Pemberton vendeu a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300, Asa Griggs Candler fez uma simples invenção vira um grande negocio com o passa do tempo. Depois desse período existiram vários fatores como embalagem, a implantação de novos sabores e outros produtos que a atualmente