Coca cola
Para se ter ideia da importância do sistema, as despesas da franquia com logística variam entre 60% e 65% de seu orçamento. Do total de 3,3 mil empregos diretos gerados pela empresa, mais de 40% estão alocados no setor. “Qualquer lugar que você coloca o pé tem uma plaquinha de Coca-Cola, nem que seja debaixo de um pé de eucalipto, mas lá tem o produto para ser vendido. Esse é o nosso grande negócio: a gente chega onde a maioria das pessoas não chega, do ponto de vista comercial”, revela o diretor de operações da Coca-Cola Femsa MG, Adalberto Vieira. graças a toda esta importância ao setor, também nas franqueadas, que é possível fechar o ciclo de venda e entrega em 24 horas (com exceção dos clientes de João Monlevade (por causa dos riscos da rodovia) e de Conselheiro Lafaiete (onde novo projeto de entrega está em estudo), cujo atendimento é feito em até 48 horas.
A empresa trabalha com dois tipos de transportes: o primário, que é o abastecimento dos centros de distribuição; e o secundário, que conduz os produtos para os pontos-de-venda.
Em 1886, a Coca-Cola surgia em uma farmácia de Atlanta, EUA. Hoje, a empresa produz cerca de 230 marcas em mais de 200 países. A estimativa é de que a cada 10 segundos, 126 mil pessoas tomam um dos produtos da Coca-Cola no mundo. Ao longo de seus 123 anos, a Coca-Cola tornou-se parte da vida de bilhões de pessoas por seu sabor, comerciais, jingles ou campanhas publicitárias
Formação: Coca-Cola e outros 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior, Del Valle e Minute Maid Mais
Empregos diretos: Mais de 38 mil