Cobit
O QUE É?
O GIMP é uma ferramenta para edição de imagem de bitmap, com alguns recursos de edição vetorial.
GIMP é a abreviação para GNU Image Manipulation Program. O GIMP se adequa a diversas tarefas de edição de imagem, incluindo retoques em fotografias digitais ou digitalizadas, composição e criação de imagens.
Entre as suas funcionalidades, estão as de ser usado como software de edição profissional de fotografia de alta qualidade, como um sistema de processamento de imagens em lote, ou como um simples programa de pintura. Ele é bastante extensível, e foi desenvolvido para aceitar com facilidade plugins e extensões que lhe acrescentem novas funcionalidades. O GIMP dá suporte, ainda, à criação desses scripts e extensões.
O GIMP está disponível para diversos sistemas operacionais, e é um Software Livre sob os termos da Licença GPL do projeto GNU.
HISTORIA
O projeto GIMP foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis e hoje é mantido por um grupo de voluntários; a lista de colaboradores pode ser vista na tela do Sobre, no menu Ajuda da janela de ferramentas principal.
Ele não foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projeto universitário que amadureceu bastante e é usado profissionalmente.
O nome GIMP originalmente era sigla de General Image Manipulation Program; em 1997, ele foi mudado para GNU Image Manipulation Program. Hoje ele é integrante oficial do Projeto GNU.
Talvez o GIMP tenha sido o primeiro grande projeto de código aberto para usuários finais. Outros projetos mais antigos, como o compilador GCC, o kernel Linux, entre outros, eram ferramentas desenvolvidas para um público alvo especialmente de programadores. O GIMP foi a prova de que projetos de código aberto e livres poderiam desenvolver coisas para serem usadas por usuários de desktop normais, abrindo as portas para a união de esforços que levaram ao desenvolvimento de outros grandes projetos.
A respeito de projetos "descendentes" do GIMP, podemos citar o