Atps
O marketing digital é a exposição das empresas pela Internet, cuja grande evolução nos últimos 10 anos a transformou, em vários casos, na principal ferramenta de vendas de empresas de todos os portes. A Internet democratizou a publicidade pelo seu baixo investimento e possibilitou que uma empresa de pequeno porte com uma boa estratégia de marketing online supere uma empresa de grande porte que não utiliza nenhum recurso de marketing digital. Por essa popularização dos negócios, este artigo busca demonstrar que os negócios online entre as empresas podem alavancar as vendas em curto prazo, desde que o projeto tenha um direcionamento correto e focado no público-alvo. A estratégia de vendas pode ter como finalidade o fechamento das vendas através do site ou simplesmente por meio de contato inicial, em que o contato posterior será feito de maneira mais pessoal.
Situação do marketing digital no Brasil
No estado mais industrializado do Brasil, São Paulo, aproximadamente um terço das empresas ainda não tem site e, das empresas que possuem site, 17% afirmam que o faturamento pela web é superior a 30% (LEAL, 2009). Isso demonstra claramente a importância da Internet para as vendas das empresas.
Quando se tem uma estratégia clara e bem definida de marketing online, as corporações tendem a ter sucesso. Mas se a tendência é um fato, por que o sucesso muitas vezes não vem? Porque não basta ter uma boa estratégia, é preciso ter capital, mesmo que baixo, para implementar esse plano de forma eficiente. Podemos comparar empresas que têm um excelente produto, uma excelente campanha e, no final das contas, guardam os folders, catálogos, outdoors e tudo mais em seu depósito. Ou seja, a empresa tinha uma boa estratégia, mas não foi até o fim. E é exatamente isso que torna o marketing digital muito interessante.
A utilização da Internet como estratégia de comunicação e de vendas é fundamentada também em duas principais ferramentas, a World Wide Web