COBIT
Visão Geral
A informação pode ser vista hoje como um ativo das empresas. Informações sobre mercados, clientes, concorrentes, produtos, e muitos outros dados que devem ser bem geridos para terem uma serventia adequada para os gestores do negócio. Para que isso ocorra, é necessário seguir várias práticas de governança de TI.
O CobiT (Control Objectives for Information and related Technology) foi criado por especialistas da área, que reuniram nesse framework os seus conhecimentos sobre gestão de TI. É mantido pela ISACA (uma associação internacional).
Esse framework oferece um grande número de boas práticas para gerenciar a TI de uma empresa. Essas “práticas” são divididas em 4 grandes domínios:
Planejar e Organizar
Adquirir e Implementar
Entregar e Dar Suporte
Monitorar e Avaliar
Estes domínios por sua vez se dividem em outros 34 processos.
É focado muito mais no controle das tarefas do que na execução/operação. Para que os requerimentos de uma organização sejam atendidos pela TI, o CobiT tenta suprir esta necessidade através de quatro formas:
Criando um link entre TI e os requerimentos do negócio
Organizando as atividades de TI em um modelo de processo aceitável
Identificando os recursos de TI que devem ser melhor aproveitados
Definindo objetivos de controle de gestão
Os benefícios de se implementar o CobiT são muitos, entre eles: melhor alinhamento da TI com os objetivos da organização; uma visão compreensível do que a TI está fazendo; responsabilidades mais claras, baseadas no processo; aceitação por outras organizações e órgãos reguladores; é compreendido por todos os “stakeholders”, já que CobiT é bastante difundido; etc.
O Framework CobiT
O framework CobiT, como falado anteriormente, é dividido em 34 processos de 4 domínios principais.
Planejar e organizar: aborda táticas e estratégias, identifica a melhor forma de como a TI irá ajudar no atingimento dos objetivos organizacionais. Responde às perguntas: a TI e as estratégias da empresa