Cobit
O Cobit é um guia, estruturado como framework, possui uma serie de componentes que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um "framework", controle de objetivos, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento.
Especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do Cobit como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento ROI percebido, fornecendo métricas para avaliação de performance (KPI) , de resultados (KGI) e nível do maturidade (modelo de maturidade).
O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas, tal como independe do tipo de negócio e do valor e participação que a tecnologia da informação tem na cadeia produtiva da empresa.
CARACTERÍSTICAS
O framework do COBIT foi criado tendo como principais características:
O foco no negócio
A orientação a processos
Ser baseado em controles
Ser direcionado por métricas
Foco no negócio – Esta característica é a responsável, no modelo, por definir o alinhamento das metas de TI com as metas de negócio. É derivada dos Princípios Básicos “Objetivos de negócio requerem informações” e “Informações são produzidas por recursos de TI”.
Orientado a Processo – Esta característica mostra a organização das atividades de TI em um modelo de processos e identifica as responsabilidades dos mesmos. É derivada do Princípio Básico “Recursos de TI são gerenciados por processos”.
Baseado em Controle – Esta característica é responsável pela definição dos objetivos de controle a serem considerados nos processos. É derivada do Princípio Básico “Processos devem ser controlados”.
Dirigido por Métricas – Esta característica é responsável pelo uso de indicadores e modelos de maturidade. É derivada do Princípio Básico “Processos devem ser controlados”.
Objetivos do Cobit Ser um padrão geralmente aceito das