Cobit Domínios e Processos
Alunos: Danilo Jorge, Cícero Gustavo, Karrison Nogueira.
Professor: Fábio Lima
Turma: TB 201
Cobit
COBIT®, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas apresentado como framework, teste dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI). Mantido pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association), possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um framework, objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento. Especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do CobiT como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) percebido, fornecendo métricas para avaliação dos resultados (Key Performance Indicators KPI, Key Goal Indicators KGI e Critical Success Factors CSF).
Os 4 domínios do Cobit
Planejar e Organizar (PO - 10 processos) - é o Domínio de mais alto nível e relacionado com planejamento e estratégia da empresa. É ele quem dá o rumo da organização. Provê a direção para a entrega de soluções e serviços. Não existe mão na massa, somente planejamento do rumo da organização.
Adquirir e Implementar (AI - 7 processos) - Domínio onde se coloca a mão na massa. As soluções são imlpementadas e ficam prontas para rodar. Fornece as soluções e as transfere para se tornarem serviços No COBIT, o gerenciamento de mudanças aparece em Adquirir e Implementar e ogerenciamento de configuração aparece separado, em Entrega e Suporte.
Entrega e Suporte (DS - 13 processos) - Recebe as soluções e as torna passíveis de uso para os usuários finais. Garante a operação de todo o ambiente necessário para utilização dos sistemas.
Monitorar e Avaliar (ME - 4 processos) - Monitorar e avaliar os processos para garantir que o planejamento inicial do PO não esteja