Coaching
9 de novembro de 2009 por admin
Por Tadeu Alvarenga
O Coaching é uma das mais poderosas Ferramentas de Liderança e Gestão de Pessoas disponíveis hoje. Para que o Coaching alcance todo o seu potencial dentro da Organização, no entanto, se faz necessário verificar e trabalhar a compatibilidade entre a Cultura inerente à própria Organização e as práticas e pressupostos do Coaching. Este trabalho de sintonia fina compreende o Desenvolvimento de uma Cultura de Coaching na Organização e tem, muitas vezes, o profissional de RH como seu principal Facilitador.
A expressão “Cultura de Coaching” é ainda relativamente desconhecida em nosso país. Isto se deve em boa parte pelo fato de que muito do que se tem escrito até hoje sobre Coaching privilegiar mais o encontro entre Coach e Coachee (o Cliente direto do Processo de Coaching) de um ponto-de-vista formal ? as “Sessões de Coaching” propriamente ditas ? do que a Visão do Coaching como um processo que permeia a Organização como um todo. Justamente por isso, se torna necessário diferenciar o Coaching como evento pontual de sua perspectiva mais ampla, como Cultura Organizacional estabelecida.
Podemos definir a presença de uma Cultura de Coaching dentro de uma Organização como uma Cultura onde não apenas os encontros de Coaching ocorrem de forma regular e eficiente como também os integrantes da Empresa se utilizam de Técnicas, Ferramentas e Estratégias do Coaching ? perfeitamente integradas no seu cotidiano ? de forma a Liderar, Influenciar e se Comunicar com os demais colaboradores, buscando trazê-los para um Estado de Excelência e Alta Performance.
Existem alguns elementos que permitem verificar o progresso da Empresa ou Organização em relação à implantação da Cultura de Coaching. Abaixo reuni alguns indicadores dentre aqueles que eu considero os mais importantes deste progresso:
- O Coaching é percebido pelo Coachee (o Líder ou colaborador que participa como