Coaching
ALESSANDRA HELENA GOMIERO
EDILSON VILLANOVA
LUCIA LOMONACO
MURIEL ALCANTARA
GENIO INDOMÁVEL – SEGUNDO ENSAIO DE MODELOS DE COACHING ATRAVÉS DA ANÁLISE FÍLMICA
São Paulo
2011
ALESSANDRA GOMIERO
EDILSON VILLANOVA
LUCIA LOMONACO
MURIEL ALCANTARA
GENIO INDOMÁVEL – SEGUNDO ENSAIO DE MODELOS DE COACHING ATRAVÉS DA ANÁLISE FÍLMICA
Trabalho apresentado como exigência parcial do curso MBA Gestão de Pessoas da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof.Marcos Ferreira.
São Paulo
2011
Quantas vezes no dia a dia das organizações, destacam-se profissionais com uma incrível capacidade técnica. Na contemporaneidade da Era da informação, cada dia mais jovens talentos conseguem absorver e digerir informações com uma velocidade incomparável as mais diversas áreas do conhecimento. E fazer com que esses profissionais sejam a nova fonte de lucro de grande empresas é que pode compreender a crescente popularidade do Coaching. Mesmo assim, ainda não é possível afirmar qual é a receita de sucesso e nem ao certo se exite de fato uma.
Sherman e Freas (2004) levantam essa questão em o Território Selvagem do Coaching de executivos, sobre a dificuldade de quantificarmos os resultados e diretrizes deste tipo de trabalho, levando em consideração que a natureza do Coaching é essencialmente humana. No entanto, o Coaching difere da psicoterapia por ter o foco no indivíduo sob a luz da organização, ou seja, o papel e a importância que aquele profissional tem perante aos resultados da empresa.
No filme "Gênio Indomável", do sensível diretor Gus Van Sant, estrelado pelos astros Robin Williams, Matt Damon, caminha na direção dessas primeiras indagações.
Certo dia, o notável professor de matemática Gerald Lambeau, interpretado por Stellan Skarsgard, coloca no quadro-negro um problema matemático que julga ser de impossível solução pelos seus alunos. Alguns dias depois, o professor é surpreendido com a resposta anotada e