COACHING DE PNL
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
COACHING DE PNL
CAMPO LIMPO PAULISTA
2013
FACCAMP – FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
COACHING DE PNL
Etiane
Márcia
Micheli
Solange
CAMPO LIMPO PAULISTA
2013
Sumário
Sumário 3
PNL E COACHING 4
RAPPORT 5
NÍVEIS NEUROLÓGICOS 5
REFLEXOES SOBRE O PENSAMENTO 6
AS QUALIDADES INTERNAS DO PENSAMENTO 7
LINGUAGEM 7
METAPROGRAMAS 8
APLICAÇÕES DO COACHING DE PNL 9
Por volta de 1970, na Universidade de Santa Cruz, na Califórnia, teve início a PNL. Quando um professor de linguística, John Grinder, e um aluno de matemática, Richard Bandler, começaram a questionar por que algumas pessoas destacavam-se em determinadas áreas mesmo sem nenhum treinamento, enquanto outras apresentavam bastante dificuldade mesmo com muito treino.
Iniciaram então um estudo de pessoas excepcionais, para descobrir como elas alcançavam seus resultados. Do estudo destas pessoas, nasceu a PNL.
A PNL afirma que todos podem aprender a pensar como as pessoas talentosas e excepcionais, e assim alcançar melhores resultados.
A partir de 1970 e início de 1980, a PNL começou a expandir-se a partir da Califórnia junto com o jogo do interior. Como os modelos mais comuns eram do campo de psicoterapia difundiu-se a terapia PNL. Hoje existem no mundo inteiro institutos e programas de PNL
PNL E COACHING
As habilidades de PNL são compatíveis com o coaching, pois afirmam que as mudanças podem ocorrer de três formas: mudando a maneira como o indivíduo fala sobre determinado assunto, mudando a forma como pensa a respeito do assunto e por fim mudando o modo de agir, seu comportamento.
Uma das ideias básicas da PNL refere-se às diferentes perspectivas, chamadas de posições perceptivas. A primeira é o “eu”, ou seja, o seu ponto de vista, valores, metas e interesses.
A segunda posição é a maneira como você imagina que outra