Metodologias de Coaching
1. INTRODUÇÃO:
A essência do Coaching está no trabalho com as metas do cliente e no desenvolvimento de competências para alcança-las. O coaching visa liberar o potencial de uma pessoa para sua performance e ajuda-la e vez de ensina-la. (Dr. Jairo Mancilha, diretor do InCoaching)
Existem várias metodologias e processos de Coaching que podem ajudar o cliente a melhorar sua auto imagem e conquistar seus objetivos, como veremos a seguir.
2. O COACHING EUROPEU:
É um modelo de coaching voltado para a conquista de objetivos, que inclui também metodologias de alcance terapêutico, cujo principal foco está em despertar a motivação profunda e solucionar conflitos, especialmente com o uso de modelos de intervenção breves, tais como as Constelações Sistêmicas e Estruturais, Programação Neolinguística, Cinesiologia, Hipnose Ericksoniana, Modelos Focados em Soluções.
Sua abordagem é voltada para o futuro, porém não descarta intervenções breves em situações passadas que tenham gerado estresse ou memórias e sentimentos negativos. Pressupõe que, um indivíduo que esteja realmente motivado, seja capaz de administrar o seu tempo e gerenciar os seus recursos para alcançar seus objetivos, tal qual a própria experiência de vida é capaz de mostrar. De uma forma simplificada podemos admitir que seja um modelo mais existencial e humanista, mais apoiado no gerenciamento e despertar de sentimentos produtivos e na solução de conflitos inconscientes.
3. COACHING AMERICANO:
É um modelo bastante técnico, objetivo e racional de questionamento estruturado com a finalidade de obter maior poder e controle na vida pessoal ou profissional. Simplificadamente é um método de planejamento de agenda, de gerenciamento de tempo e energia e de solução de conflitos, orientado exclusivamente para o futuro, não admitindo intervenções terapêuticas.
Os conceitos centrais do modelo americano incluem o desenvolvimento de competências, a aprendizagem e a superação de