coach Carter 1
Antes da chegada de Carter os jogadores se mostravam briguentos, rebeldes, indisciplinados, não seguiam regras e faltavam com respeito aos professores e colegas. Essa atitude pode ser até mesmo em resultado da visão da sociedade e dos próprios professores em relação a esses alunos, onde eles não são confiados a ter sucesso na vida, não há esperança que eles se formem e nem cheguem à universidade; o basquete é só uma desculpa para que eles estejam na escola, acham que eles vão falhar, é que o melhor momento da vida deles onde terá sucesso será no basquete, mesmo com esse pensamento, os professores se esquecem de que se esses atletas falharem, eles também falham como educadores.
Quando Carter utiliza um sistema rígido de contrato a ser cumprido, com regras simples de colégio, faz com que seu time fique revoltado e indignado, por não concordarem que aquele método treinaria um time de basquete, eles acham que estão ali apenas para jogar, e que o método não seria eficaz para tal. Alunos, pais e professores se sentem incomodados por toda a situação imposta ser fora do comum para o meio em que vivem, onde são cercados de criminalidade e drogas.
O que todos não enxergam e que o técnico Carter não quer formar ali apenas jogadores, mas sim cidadãos, acima de tudo são alunos e precisam agir como tal, ele os ensinaria a vencer na quadra para vencer na vida. Esse contrato foi de grande importância para esses atletas, para que pudessem perceber, que mesmo sendo taxados ao fracasso, com seus esforços e dedicação poderiam ter um futuro mais digno.
A cada treino vem junto um aprendizado para a vida, Carter ao punir Time Cruz com exercícios impossíveis de serem cumpridos, se surpreende com o seu esforço, e com a disposição de seus atletas para ajudá-lo a completar sua punição. A partir dali fica entendido seus ensinamentos, aprendem a ser uma equipe, uns ajudando aos outros, compreendem que o sucesso de um significa o sucesso de todos.
Apesar