Cnidários e Poríferos
01 – celomados Cavidade originada da mesoderme, o celoma (cele = "cavidade"). No adulto, o celoma formará a cavidade geral do corpo, situada entre a derme|epiderme e o tubo digestivo. Tal cavidade aloja diversos órgãos do animal, que neste caso recebe o nome de celomado (com cavidade central presente no meio da mesoderme).
02 -
03 - Simetria Radial: Quando o ser vivo apresenta vários planos longitudinais que passam pelo centro do corpo o dividem em partes iguais. Ex.: Água Viva.
Simetria Bilateral: Quando existe um único plano que divide o ser vivo em duas partes iguais. Ex.: Homem.
A simetria radial é aquela em que o organismo pode ser dividido em vários planos, originando duas metades simétricas ou equivalentes. Exemplo: celenterados (medusas e pólipos). Na simetria bilateral, por sua vez, só existe um plano que divide o organismo em duas metades simétricas. Exemplos: artrópodes (insetos, crustáceos, aracnídeos), peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos.
04 - Os protostômios São animais Que No Desenvolvimento embriológico formam Primeiro a boca e somente DEPOIS o ânus. Exemplos: Desses animais celenterados de e poríferos.
Este processo é o contrário do que ocorre nos animais mais evoluídos, classificados como deuterostômios.
05 - MÓRULA:
Mórula (do latim morula, amora), refere-se à aparência do conjunto de células em conseqüência de sucessivas clivagens (parece uma amora).
Em embriologia, a mórula é o primeiro estado de desenvolvimento do embrião dos animais, depois do zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células.
Nesta fase, a mórula começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, denominada blastocele, e passa a chamar-se blástula.
BLÁSTULA:
Em biologia e especificamente em embriologia, a blástula é o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocélio. É nesta fase que ocorre a nidação.
A blástula