Poríferos e Cnidários
Estes organismos são simples e seus principais representantes estão no ambiente aquático. Podem viver isolados ou em colônias, mas sempre fixados em algum lugar. Produzem compostos tóxicos atuando contra predadores.
O CORPO
São animais sem tecidos diferenciados, possuindo muitos poros, sem forma, com cor diversificada, revestidos por células pavimentosas (pinacócitos), em que a cavidade interna (átrio ou esponjas) é revestida por células flageladas (coanócitos), também possuem células no meso-hilo e elementos esqueléticos para a sustentação das esponjas.
REPRODUÇÃO
Pode ser assexuada ou sexuada. a Assexuada: é dividida por brotamento, fragmentação ou gemulação. no Brotamento: Uma esponja produz um broto que se solta, gerando um novo indivíduo. na Fragmentação: Pequenos pedaços separados eventualmente do corpo, podem formar novas esponjas. e na Gemulação:as esponjas que morrem liberam as gêmulas que ficam no meio ambiente até que as condições ambientais voltem a se tornar adequadas e assim se reproduzem.
Já na reprodução SEXUADA os espermatozoides saem pelo ósculo carregados pela água, penetram em outras esponjas e são captados pelos coanócitos, que os transferem para os óvulos através da fecundação interna, onde a larva fixa-se a uma substância, sofre metamorfose e origina novo indivíduo.
Filo Cnidaria (cnidários), foi a presença do cnidócito que deu o nome (que têm cnida = urtiga).
São os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células.
Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários