Escavação e Abertura de Valas
Escavação: Escavação é definida como qualquer corte feito pelo homem, a cavidade, o desmatamento ou vala na superfície da terra formado por remoção da terra.
Vala: É uma escavação longitudinal, executada em solo ou rocha, com profundidade, largura e declividade definidas em projeto, com a finalidade de receber e conduzir águas, ou para a instalação de rede enterrada de água, esgoto ou drenagem.
Objetivo:
Antes de se iniciar os trabalhos de escavações, é necessário seguir uma Recomendação Técnica de Procedimentos (RTP), que de acordo com a NR 18, item 18.6, propõe medidas técnicas de segurança, relacionadas à segurança do trabalhador em atividades que envolvam Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas.
Principais Medidas:
Antes de iniciar os serviços de escavação é importante estudar a natureza geológica e a resistência do solo que vai ser escavado. Certificar-se da existência ou não de redes de água, esgoto, tubulação de gás, cabos elétricos e de telefone, devendo ser providenciada a sua proteção, desvio e interrupção, segundo cada caso. Em casos específicos e em situações de risco, deve ser solicitada a orientação técnica das concessionárias quanto à interrupção ou à proteção das vias públicas.
A área de trabalho deve ser previamente limpa e desobstruídas as áreas de circulação, retirando ou escorando solidamente árvores, rochas, equipamentos, materiais e objetos de qualquer natureza.
Muros, edificações vizinhas e todas as estruturas que possam ser afetadas pela escavação, também devem ser escoradas.
Riscos Comuns:
Operação de Máquinas;
Sobrecarga na Borda dos Taludes; Vibração na obra e adjacências;
Interferência de cabos elétricos, de cabos de telefone, redes de água potável e sistema de esgoto; Falta de espaço suficiente para operação e movimentação de máquinas.
Medidas Preventivas:
Nos casos de riscos de quedas de árvores, linhas de transmissão, deslizamento de rochas e objetos de qualquer natureza, é necessário