Ptre
ÍNDICE
ENQUADRAMENTO 3 1- Objectivo 3 2- Âmbito 3
MÉTODOS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS 3 3- Descrição dos Trabalhos 3
MEIOS HUMANOS AFECTOS 8
EQUIPAMENTOS A UTILIZAR 8
ANÁLISE DE RISCOS – MEDIDAS PREVENTIVAS 8
MONITORIZAÇÃO - MEDIDAS PREVENTIVAS 9
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL 9
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA 9
CONDICIONALISMOS 10
FORMAÇÃO 10
REFERÊNCIAS / RESPONSABILIDADES 10
ENQUADRAMENTO
1 1- Objectivo
O presente Plano de Trabalhos com Risco Especial é elaborado ao abrigo do disposto no Artigo 7º do Decreto-lei 273/2003 de 29 de Outubro, em virtude de trabalhos e actividades consideradas de risco especial. Este Plano de Trabalhos com Risco Especial, serve para especificar o modo operatório da actividade em questão e servir de base para identificação e avaliação dos riscos envolvidos na execução da tarefa e as medidas preventivas a implementar, mantendo todos os intervenientes informados sobre as mesmas. Desta forma podemos antecipar possíveis comportamentos de risco e eliminá-los.
2 2- Âmbito
Este PTRE é aplicável aos trabalhos de Abertura e Aterro de Vala desde que obedeçam ao mesmo método e a natureza do local não se altere.
MÉTODOS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS
1 3- Descrição dos Trabalhos
Dada a ligação sequencial entre as várias tarefas desta actividade, optou-se por fazer um único PTRE e o respectivo Plano de Inspecção e Prevenção (PIP) e Registo de Inspecção e Prevenção (RIP) que engloba as tarefas inerentes a esta actividade de Abertura e Aterro de Vala. Na fase inicial proceder-se-á à regularização da zona de escavação com remoção de terreno vegetal e a preparação do solo para as fases seguintes. Deverá ser averiguada a existência de eventuais obstáculos e infra-estruturas que possam interferir com os trabalhos subsequentes. Devido à não existência de cadastros a remoção de terras terá que inicialmente ser manual não se devendo