Cnidários - Zoologia (Características)
- protostômios ou deterostômios: A esponja é classificada taxonomicamente como protostômio, assim como os cnidários (estes já possuem boca), porque evolutivamente se considera que desde a fase larval eles já são mais aproximados ao desenvolvimento da boca a partir do blastóporo do que de um ânus, que só veio a surgir a partir dos equinodermos.
Os poríferos não tem boca, porém, alguns livros os classificam como protostômios.
E os cnidários são classificados como protostômios também, pela maioria dos livros, apesar de não conterem sistema digestório completo!
- numero de folhetos embrionários: Nos animais diblásticos, as camadas formadas são a endoderme e a ectoderme. Cnidários são os únicos seres diblásticos.
- celomados, pseudocelomados ou acelomados: Não possui mesoderme, por tanto não constitui de celoma, sendo assim acelomados.
-ambientes onde são encontrados: são um filo de animais aquáticos que inclui as hidras de água doce, medusas, alforrecas ou águas-vivas, que são normalmente oceânicas, os corais, anémonas-do-mar e as caravelas. - simetria; Simetria radial. Na maioria dos seres vivos, a simetria é bilateral, como ocorre com a nossa espécie. Já animais como os equinodermos, cnidários e anêmonas-do-mar, a simetria é radial. Na simetria radial, partindo de um ponto em comum, vários eixos são traçados ao longo do corpo: vários raios de simetria. - na escala evolutiva que característica acrescentou em relação ao grupo anteriormente apresentado;: Sistema Nervoso, Sistema Digestório Incompleto.
- outras características importantes ao grupo (principais partes do corpo, etc.) e porque recebeu o nome que tem): O filo dos cnidários recebe este nome devido ao fato de possuírem uma estrutura denominada cnidoblasto. Trata-se de uma célula especializada, que possui características urticantes, isto é, provoca irritações semelhantes às da urtiga na pele humana. Os cnicoblastos também são dotados de nematocistos, pequenos órgãos semelhantes a arpões