FILO CNINDÁRIO

2370 palavras 10 páginas
FILO CNIDÁRIO
BIODIVERSIDADE, FILOGENIA E CLADOGRAMAS

São Paulo
2014
Sumário

1 INTRODUÇÃO 1
2 BIODIVERSIDADE CNIDÁRIA 2
3 CLASSE HYDROZOA 4
3.1 Marrus orthocanna 4
3.2 Coral de Fogo 5
3.3 Classes: Scyphozoa e Cubozoa 6
4 CLASSE ANTHOZOA 7
 Coral Solitário de Profundidade 7
 Coral-Pedra-de-Iemanjá 7
5 SUBCLASSE HEXACORALLIA 8
6 SUBCLASSE OCTOCORALLIA 9
7 FILOGENIA DOS CNIDÁRIOS 10
8 CLADOGRAMA 11
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
10 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1 INTRODUÇÃO
Surgidos há cerca de 600 milhões de anos, os cnidários foram os primeiros animais pluricelulares da Terra a apresentarem corpo com tecidos organizados e um princípio de aparelho digestório.
O Filo Cnidário é subdividido em quatro classes: Hidrozoa (hidras, hidroides, hidromedusas, caravelas), Scyphozoa (águas-vivas), Cubozoa (medusas altas, cubiformes) e Anthozoa (anêmonas do mar, corais, gorgonaceos). Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos. A grande maioria é marinha, havendo poucas espécies de água doce como as hidras, organismos relativamente comuns em todos os continentes, exceto na Antártica.
Os cnidários são importantes constituintes das comunidades bentônicas e planctônicas, é um elo significante das cadeias alimentares marinhas, são animais tipicamente carnívoros, mas também podem se nutrir de matéria orgânica particulada ou dissolvida, ou de compostos derivados de microalgas simbiontes presentes em grande parte de tecidos de outras espécies tais como, corais pétreos ou hidrocorais construtores.
Os cnidários estão entre os organismos mais venenosos e peçonhentos que se conhecem. Apesar de a maioria ser inofensiva para o ser humano, parte do seu arsenal químico está presente, principalmente nas cnidas.
As principais características dos cnidários são:
 Habitat: A maioria marinha, algumas espécies vivem em água doce.
 Algumas espécies podem ser Sésseis;
 Sistema Digestório incompleto;
 Difusão:

Relacionados