Cnidarios
O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidras, medusas ou água-vivas, corais e anêmonas-do-mar.
Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células.
Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos.
No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).
As principais classes dos cnidários são:
Hydrozoa - hidras e caravelas;
Scyphozoa - águas -vivas
Anthozoa - anêmonas e corais; e
Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.
2. MATERIAL E MÉTODOS
- Lâminas com amostras de Cnidários;
- Microscópico óptico.
Com os materiais disponíveis, foi iniciado o processo de observação de lâminas com amostras de Cnidários de varias espécies. Foram feitos rodízios com os microscópios, analisando as morfologias. As lâminas observadas apresentavam três classes de Cnidários e tipos de águas-vivas, corais, entre outros. Corte transversal de anêmonas do mar (Metridium sp), Gorgonia sp, Renila sp, caravelas do mar, Obelia sp classe hidrozoa (forma medusoide), Aurelia aulita (água- viva).
3. OBJETIVOS
O objetivo foi observar o filo cnidário, diferenciar as classes, notando pólipos hidrantes, pólipos gonozóides, observar a forma de medusoica da Obelia sp, observar o estagio de éfira da agua-viva Aurelia aurita (medusa verdadeira).