Relatório farmacotécnica
INTRODUÇÃO:
Os antiácidos estomacais tem o poder de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico) do suco gástrico presente em nosso estômago, este ácido auxilia na digestão dos alimentos que ingerimos. O desconforto estomacal pode ser ocasionado por alimentação incorreta que estimula o estômago a produzir mais ácido clorídrico para auxiliar na digestão, ou ainda por ansiedade e nervosismo. Estas duas situações ocasionam o desequilíbrio de acidez estomacal.
O Hidróxido de alumínio é um composto químico de fórmula Al (OH)3, é a mais estável forma de alumínio nas condições normais, sendo encontrado na natureza sob a forma de mineral.
Farmacologicamente, este composto é usado como antiácido. O hidróxido reage com o excesso de ácido clorídrico no estômago, reduzindo sua acidez. Este decréscimo de acidez dos conteúdos do estômago pode ajudar a aliviar os sintomas de úlceras, azia ou dispepsia.
Além de ser utilizado como antiácido, o hidróxido de alumínio é incluído como um coadjuvante farmacêutico em algumas vacinas, já que contribui a indução de uma boa resposta do anticorpo (Th2).
Mas como tudo em excesso é prejudicial, apresentamos o lado negativo: se for feita a neutralização do ácido gástrico diariamente, haverá um aumento de gases no estômago em razão da liberação de CO2 dos efervescentes.
Além disso, lesões cerebrais encontradas na doença de Alzheimer contém alumínio, existe um consenso que o consumo excessivo de compostos de alumínio pode causar ou contribuir para o desenvolvimento desta ou de outras doenças neurodegenerativas.
MATERIAIS UTILIZADOS:
.Nipagin;
.Nipazol;
.Hidróxido de alumínio;
.Carboximetilcelulose sódica (CMC);
.Sacarina sódica;
.Essência de menta;
.Pisseta contendo água destilada;
.Balança analítica;
.Gral e pistilo;
.Bastão de vidro;
.Béquer 100 mL;
.Proveta;
.Cálice 125 mL.
PROCEDIMENTOS REALIZADOS:
_Em uma balança analítica pesaram-se 0.9 g de nipagin, 0.01 g de