Cmm vs cmmi
O CMM (Capacity Maturity Model), É um modelo de avaliação e melhoria da maturidade de Processo de Software, e tem como objetivos:
Auxiliar o gerenciamento e mudança de processo.
Fornecer uma estrutura básica para métodos confiáveis e coerentes de avaliação de organizações de software.
Auxiliar a melhoria do processo interno de software.
Fornecer um guia para empresas implementarem melhorias em seu processo. ele se subdivide em 5 níveis de maturidade e para tanto é necessário entendermos o conceito sobre maturidade de processos.
Processo de Software – Conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações usados para desenvolver e manter software.
Capacidade do processo de software – descreve o alcance dos resultados esperados que podem ser obtidos pela utilização do processo de software.
Maturidade do processo de software – é a extensão em que um processo especifico é explicitado definido, gerenciado, medido, controlado e efetivo.
Segue abaixo os níveis.
1 Inicial – O processo de software é caracterizado como ad-hoc e ocasionalmente pode ser caótico. Poucos processos são definidos e o sucesso depende de esforços individuais. (Processo disciplinado)
2 Repetível – Os processos básicos de gerenciamento estão estabelecidos para controlar custo, cronograma e funcionalidade. A disciplina necessária dos processos permite repetir o sucesso em outros projetos com aplicações similares.(Processo padronizado e consistente)
3 Definido – O processo de software para as atividades de gerenciamento e de engenharia é documentado , padronizado e integrado em um processo padrão de software para a organização(processo previsível).
4 Gerenciado – medições detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são coletadas. Tanto o processo de software quanto o produto de software são quantitativamente entendidos e controlados(Processo continuamente mehlorado).
5 Otimizado – A melhoria continua do processo é feita através do feedback