CMMi
Recife, 2009
Índice
CMMI 3
Áreas de Processo 10
Medição e Análise (Measurement and Analysis) 17
Certificação 19
Bibliografia 22
CMMI
Definição
O CMMI – Capability Maturity Model Integration - consiste em um modelo de referência que contém práticas genéricas e específicas necessárias à maturidade em disciplinas específicas (IPPD (Desenvolvimento Integrado de produto e processo), Engenharia de Sistemas, Engenharia de software, Subcontratação).
Histórico
Os processos de melhoria nasceram de estudos realizados por Deming (Out of the Crisis), Crosby (Quality is Free: The Art of Making Quality Certain) e Juran, cujo objetivo principal era a melhoria da capacidade dos processos. Entende-se por capacidade de um processo a habilidade com que este alcança o resultado desejado.
Um modelo tem como objetivo estabelecer - com base em estudos, históricos e conhecimento operacional - um conjunto de "melhores práticas" que devem ser utilizadas para um fim específico.
Origem
O projeto foi patrocinado pelo Departamento de Defesa dos EUA, em especial a Secretaria de Defesa, Aquisição e Tecnologia e foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon. Consiste numa evolução do CMM, surgiu como forma de estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo de diversos modelos e disciplinas na década de 90. Dentre estes se destacam:
Software Acquisition CMM (AS-CMM) – utilizado para avaliar a maturidade de uma organização em seus processos de seleção, compra e instalação de software desenvolvido por terceiros.
Systems Enginnering CMM (SE-CMM) – com foco na avaliação da maturidade da organização em seus processos de engenharia de sistemas, incluindo o hardware, o software e quaisquer outros elementos que participam do produto completo.
Integrated Product Development CMM (IPD-CMM) – com abrangência maior que o SE-CMM, inclui também outros processos necessários à produção