cme maquinas
Estes equipamentos facilitam a limpeza do instrumental cirúrgico, pois lavam por processo de cavitação, fazendo com que a matéria orgânica se desprenda dos instrumentais com maior rapidez que no método manual.
Máquina desinfetadora
Lavadora desinfetadora automática de instrumentais, utiliza jatos de água quente e fria, enxague e drenagem automatizado, que , junto com o detergente enzimático, facilita a limpeza.
Preparo - embalagens
As embalagens utilizadas para o acondicionamento dos materiais são selecionadas por testes realizados na CME, levando-se em conta não só seu custo, mas a qualidade para a manutenção dos materiais esterilizados. É utilizada para cada tipo de embalagem aquela compatível com o método de esterilização. Invólucros especiais que permitam a passagem do agente esterilizante e impeçam a passagem dos microrganismos.
Testes biológicos
A esterilização é monitorada por indicadores biológicos de terceira geração, cuja leitura é realizada em incubadora com método de fluorescência, obtendo resultado para liberação dos testes em três horas, trazendo maior segurança na liberação dos materiais. Indicado para o controle de qualidade biológica dos ciclos de esterilização físicos e químicos.
Fita Teste
Fita utilizada como indicador de processo de esterilização. O Integrador Químico é um indicador químico que consiste de uma pílula química sensível à temperatura e ao vapor contido em uma bolsa laminada de papel e filme. Os integradores rastreiam todos os parâmetros críticos dos processos de esterilização.
Impressora - autoclaves
Estas se constituem basicamente de: - uma câmara em aço inox com uma ou duas portas, - possui válvula de segurança, - manômetros de pressão e - um indicador de temperatura. As autoclaves na CME/HC são monitoradas por técnicos de enfermagem que são treinados para operar equipamentos de alta tecnologia. Os parâmetros de esterilização são registrados a cada minuto por impressoras específicas para as autoclaves, e