Cmat Certo
Etapas:
1º - Corte (equipamentos, materiais) As amostras devem ser cortadas de forma a não sofrer alterações pelo método utilizado. O método frio em geral serras, para o corte primário, é usado para particionar o corpo de prova, mas esse metodo impõe severas alterações microestruturais. O corte abrasivo elimina completamente as alterações do método a frio, resultante em superficies planas com baixa rugosidade. O corte cut-off faz um corte mais preciso, utilizando-se de um fino disco abrasivo, que varia de acordo com a dureza do material.
2º - Embutimento O embutimento consiste em circundar a amostra com um material adequado, formando um corpo único assim protegendo os materiais frágeis e facilitando o manuseio da amostra. O embutimento pode ser a frio, quando usam resinas sinteticas de poimerização rapida, e a quente, quando a amostra é embutida em materias termoplásticos por meio de prensas.
3º - Lixamento Tem por obejetivo eliminar riscos e marcas da superficie. Exixtem dois processos de lixamento o manual (úmido ou seco) que consiste em lixar a amostra sucessicamente com lixas de granulometria cada vez menor, e o lixamente automático.
4º - Polimento Visa um acabamento superficial polido isento de marcas, utiliza para este fim abrasivos como pasta de diamante ou alumina. Antes de realizar o polimento deve-se fazer uma limpeza na superfície da amostra, de modo a deixá-la isentam de traços abrasivos, solventes, poeiras e outros. Existem cinco processos de polimento: mecânico, semiautomático em sequência, eletrolitico, mecânico-eletrolitico e químico.
5º - Ataque Químico
Permite a visualização dos contornos de grão e as diferentes fases da microestrutura.Um reagente ácido é colocado em contato com a superfície da peça por certo tempo que causará a corrosão da superfície. Os reagentes são escolhidos em função do material .Um dos reagentes mais usados é o