Clínica gestáltica
Resumo: Esse trabalho se propõe a apresentar a atuação da Gestalt na clínica, seus métodos e técnicas de intervenção, bem como fazer um breve histórico sobre a Gestalt desde os seus primórdios até a gestalt-terapia. Observando-se a postura do profissional psicólogo de abordagem gestáltica dentro da clínica, sabendo-se de seu objetivo maior a “Awareness” e de seus pressupostos filosóficos (Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia), além das teorias de base e percepção em relação ao que trás o cliente.
Palavras-chave: Gestalt, clínica, métodos, intervenção, terapia.
Abstract: This paper aims to present the work of Gestalt in the clinic, its methods and techniques of intervention, as well as a brief history on the Gestalt from its beginnings to the gestalt therapy. Observing the posture of the professional psychologist in the clinical gestalt approach, knowing of its ultimate objective to "Awareness" and its philosophical assumptions (Humanism, Existentialism and Phenomenology), besides the basic theories and perceptions about what behind the customer.
Keywords: Gestalt, clinical, methods, intervention, therapy.
1. INTRODUÇÃO
A Gestalt terapia é uma abordagem fundamentada nos princípios do Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia que considera o homem como um ser livre para fazer escolhas na projeção da sua vida e também capaz de se responsabilizar por elas. Concebendo-o como um ser em relação com ele mesmo e com o mundo, sempre tornando-se, vindo a ser e portanto sempre existindo num ciclo. Como toda abordagem na psicologia, a Gestalt compreende técnicas e conceitos específicos que na terapia são postas em prática pelo terapeuta, no que Fritz Perls chamou de “aqui e agora”. Ele é fundador e porta-voz da Gestalt-Terapia, tendo-a iniciado após ter tido suas idéias “negadas” por Freud. Sobre os pressupostos filosóficos nas quais se fundamentam a Gestalt-Terapia, temos o Humanismo,