Trabalho Helena Alguns conceitos em Gestalt Terapia
O artigo tem como uma das finalidades distinguir a proposta psicoterápica da clínica gestáltica a fim de comparar com o método fenomenológico, partindo de bases epistemológicas, através de uma revisão bibliográfica de livros e artigos já publicados. Husserl como percursor da fenomenologia vem criticar os pensamentos que definem o pensamento humano como uma consciência encapsulada. Para ele, através da experiência é possível chegar a essência. É um método que visa um conhecimento mais rigoroso. A Gestalt Terapia (GT) tem a fenomenologia como um método onde o objetivo é a descrição sistemática da experiência imediata, descrevendo aquilo que de fato se mostra. O cliente é visto como um ser que apreende e compreende por si próprio. Deixando, desta forma, claro que a abordagem gestáltica é baseada no exercício do contato, adotando como método uma descrição sistemática da experiência imediata, descrevendo aquilo que de fato aparece, sem julgamentos daquilo que se é normal ou anormal.
Palavras chaves: Fenomenologia. Método. Gestalt. Clínica.
2. Dados do Artigo
2.1. Introdução
“Modelos de construção da realidade, impreterivelmente, partem de bases epistemológicas. Isto é, toda teoria, movimento e escola de pensamento tem na sua base uma posição quanto à forma de se apreender a realidade. Identificar essas bases promove rigor às práticas que advém de tais movimentos e/ou teorias. Dessa forma, o estudo da epistemologia é relevante uma vez que sustenta todo o sistema conceitual que dá suporte às práticas proferidas por um determinado campo de saber.
A prática e a própria construção dos conceitos de uma teoria, devem corresponder à epistemologia que sustenta a teoria. Em outras palavras, a falta de coerência entre a forma basal de se interpretar o conhecimento, bem como a explicação do que é, ou não, real, com os conceitos e práticas de uma teoria a tornam pobre, fraca, desvalorizando suas