Gestalt-terapia
Depressão: suas causas, sintomas e tratamentos.
Trabalho apresentado à disciplina
Fenomenologia do º. Semestre
SÃO PAULO
2010
Depressão
A Depressão é muito freqüente na sociedade atual tendo tendência a aumentar á medida que ela se vai tornando menos humana, é uma doença física como outra qualquer só que desorganiza as reações emocionais.
A Depressão é muito complexa, e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade e em casos crônicos como fraqueza ou falha de caráter.
É muito comum ouvir as pessoas dizer que estão “deprês” ou deprimidos, quando apenas estão chateados, estressados ou porque se desentenderam com alguém da mesma forma a pessoa sente-se incapaz de lidar com as coisas básicas do seu dia-a-dia.
A Depressão pode igualmente resultar de uma desorientação da pessoa fosse a determinados objetivos, caso ela sinta que lhe falta algo que lhe dê um motivo para viver, a depressão pode levar ao suicídio ou a uma incapacidade de funcionar quer física quer mentalmente. Esta situação depressão tanto pode acontecer na infância como na adolescência como na vida adulta ou mesmo após o parto, independente do estado de espírito , até o ser mais iluminado perderia a paciência ou se chatearia numa briga de trânsito , invertida profissional, falta de grana, doença na família , perda de um ente querido, desemprego, crise conjugal e etc.
Isto é comum na vida das pessoas oscilamos o nosso humor diariamente, só que depois de um curto período de tempo voltamos ao normal, sem grandes dramas, correndo atrás do prejuízo, na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral.
Na Depressão a dopamina , serotonina e outras substancias químicas como a moradrenalina, ácido gama- aminobutírico e acetilcolina ficam