Cluster
O QUE É?
O Cluster é denominado a compreensão de dois ou mais computadores ou sistemas distribuídos. Esta forma de agrupamento seria para que os computadores possam trabalhar em conjunto, seja para realizar tarefas ou executar alguma aplicação. Esta forma de utilização passa para o usuário a impressão de que somente um computador está sendo utilizado. O sistema distribuído ou computação distribuída é uma referencia a computação paralela, onde os computadores estão ligados em rede, onde o objetivo seria concluir uma tarefa em comum.
ONDE UTILIZAR E POR QUÊ?
Os Clusters são encontrados comumente em empresas que se utilizam de uma grande quantidade de processamento de dados, como em empresas do ramo de petroquímicas, processamento de imagens, em servidores de musicas e jogos virtuais, em estações de previsões meteorológicas. Os clusters tem também uma participação importante na indústria cinematográfica, sendo utilizado para a renderização de gráficos de alta qualidade. A utilização do cluster se deve a necessidade de processar uma volumosa quantidade de dados em pouco tempo, desta forma utilizando o processamento de várias máquinas ao mesmo tempo a eficácia e o tempo em que isso proporciona leva a se utilizar esta tecnologia. Sua utilização está também relacionada aos conteúdos, aplicação ou serviços que serão utilizados, quando estes requisitos são críticos ou tem que estarem disponíveis e ou processados o mais breve possível.
Qualquer aplicação crítica, sistemas que não podem ocorrer interrupções ou parar de funcionar, e que não podem de forma alguma perder dados (exe: sistemas bancários). Estes levantamentos de requisitos em que um sistema se adequa, em algum modelo relacionado acima pode se utilizar da tecnologia de Cluster, desde que esteja configurado perfeitamente e não ser submetido a falhas graves, assim como a manutenção e prevenção dos ativos que fazem parte dos nós do Cluster. Então como geralmente é um sistema onde não para