Cluster de fail over
Aplica-se a: Windows Server 2008
Um cluster é um conjunto de computadores independentes que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de serviços e aplicativos. Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados através de cabos físicos e de software. Se um dos nós no cluster falha, o outro nó começa a fornecer o serviço através de um processo conhecido como failover.
Você pode usar o snap-in Console de Gerenciamento Microsoft (MMC), Gerenciador de Cluster de Failover, para validar configurações de cluster de failover, criar e gerenciar clusters de failover e migrar determinadas configurações para um cluster com o sistema operacional Windows Server 2008 R2. Você também pode configurar e gerenciar clusters de failover usando o Windows PowerShell.
Tarefas de manutenção como adicionar ou remover nós de uma FCI (instância de cluster de failover) AlwaysOn do programa de instalação do SQL Server. Outras tarefas de administração como alterar o recurso de endereço IP e recuperar de certos cenários de FCI são realizadas com o uso do snap-in Gerenciador de Cluster de Failover, que é o snap-in de gerenciamento do serviço WSFC (Windows Server Failover Clustering).
Como parte da oferta do SQL Server AlwaysOn, as instâncias de cluster de failover do AlwaysOn aproveitam a funcionalidade WSFC (Windows Server Failover Clustering) para fornecer alta disponibilidade local por meio de redundância na instância de nível de servidor, uma FCI (instância de cluster de failover). Uma FCI é uma instância única do SQL Server que é instalada em nós de WSFC (Windows Server Failover Clustering) e, possivelmente, em várias sub-redes. Na rede, uma FCI aparece ser uma instância do SQL Server sendo executada em um único computador, mas proporciona failover de um nó do WSFC para outro se o nó atual se tornar indisponível.
Uma FCI pode aproveitar os Grupos de disponibilidade AlwaysOn para fornecer recuperação remota de desastres no nível do banco de dados.