Cluster de máq
Vida longa e próspera pessoal, hoje venho falar de uma incrível inovação que o Windows Server 2012 trouxe, que é a possibilidade de se montar um cluster de máquinas virtuais sem a necessidade de um storage tradicional (ISCSI ou Fiber Channel).
Primeiro, vamos analisar como era o modelo de HOST´s + STORAGE no Windows 2008 R2:
Com esse modelo, era necessário um storage Fiber Channel ou ISCSI para que os dois HOST´s tivessem acesso aos dados para armazenamento das máquinas virtuais. E através do CSV (cluster shared volumes) os dois HOST´s tem acesso às informações ao mesmo tempo, sem necessidade de criação de diversas LUN.
Porém, agora com o Windows Server 2012, surgiu uma nova opção (você ainda pode trabalhar com storages tradicionais), que é a possibilidade de se ter o armazenamento das máquinas virtuais em simples compartilhamentos de pastas de um servidor. Essa opção só se tornou possível com o novo protocolo SMB (server message block), que no Windows Server 2012 está na versão 3.0.
Vamos analisar a ilustração do novo modelo:
Observem que na figura acima temos 3 servidores com o Windows Server 2012. Dois trabalhando como HOST´s de virtualização e um como servidor de armazenamento. Esse modelo apresenta custo baixo em comparação à adoção de storage tradicional e também diminui o nível de complexidade da solução por completo. É muito mais fácil prover manutenção em um servidor Windows do que em um storage ISCSI ou Fiber Channel (que requerem profissional especializado).
Importante lembrar que não estou declarando o fim dos storage tradicionais, mas sim o nascimento de uma nova opção, principalmente para empresas de pequeno ou médio porte. O SMB 3.0 pode trazer diversas vantagens para a sua estratégia de armazenamento, inclusive somando forças com storage tradicionais.
Uma pergunta que com certeza devem estar querendo fazer é: E a performance disso?
Bom, o protocolo SMB 3.0 é simples de