Clp relatorio técnico
Introdução
Os CLPs são frequentemente definidos como miniaturas de computadores industriais que contêm um hardware e um software que são utilizados para realizar as funções de controle. Um CLP consiste em duas seções básicas: unidade central de processamento(CPU-central processing unit) e a interface de entradas e saídas do sistema. ACPU, que controla toda atividade do CLP,pode ser dividida em processador e sistema de memória. O sistema de entradas e saídas são conectados fisicamente nos dispositivos de campo(interruptores,sensores,etc.)e provem também uma interface entre a CPU e o meio externo.
Histórico
O primeiro CLP foi criado em 1968 quando a Associação Bed Ford, uma companhia em Bedford desenvolveu um dispositivo chamado Controlador Modular Digital para a General Motors (GM). O MODICOM (Modular Digital Controller), como foi chamado,foi desenvolvido para ajudar a GM com o objetivo de eliminar o tradicional sistema de controle de máquinas baseado a relê.
Como os relês são dispositivos mecânicos, possuem sua vida útil limitada. Também são um tipo de obstáculo, uma vez que em uma aplicação seja necessário milhares deles. Com tantos relês para trabalhar,o cabeamento e os problemas podem ser um tanto complicados.
Como o MODICOM era um aparelho eletrônico e não mecânico , se adaptou perfeitamente aos requisitos da GM, e muitos outros fabricantes que também utilizaram o equipamento. Com menos cabos, problemas mais simples e fácil programação , a tecnologia do CLP foi rapidamente aprimorada.