Clp descrição geral
Temporizadores, uma visão geral
Os temporizadores, timer, são utilizados para fazer condições de tempo nas programações dos clp’s.
Os temporizadores estão disponiveis em praticamente todos os clp’s, variando a quantidade que é estipulada pelo fabricante ou cpu, e também suas nomenclaturas são variaveis.
Existem basicamente dois tipos de temporizadores, os simples e os acumuladores, isso baseado no livro AUTOMAÇÃO APLICADA do autor MARCELO GEORGINI. Os acumuladores consomem dois temporizadores, exemplo T0 e T1, (nomenclatura utilizada no automation direct).
Temporizadores Simples
Os temporizadores simples possuem apenas uma entrada, para ser habilitada, rung=1 e rung=0 desabilita e reinicializa o temporizador.
Existem dois tipos de timers simples, um TMR e outro TMRF, ambos atuam igualmente com a única diferença a base tempo, onde o TMR incrementa a cada décimo de segundo e o TMRF incrementa a cada centésimo de segundo, ambos operando com uma word.
Cada temporizador tem o seu tempo limite de preset, o TMR o valor maximo é de 999,99s e o TMRF é de 99,99s, eles são iniciados com o rung=1 e para quando atingir o seu tempo de preset fazendo o incremento de tempo de acordo com o seu tipo.[pic]
Figura 1 http://www.sabereletrico.com/concursos4/fig15.gif
Temporizadores acumuladores
Os temporizadores cumuladores, ao contrario dos simples, possuem duas entradas, uma de enable para habilitar e uma de reset para resetar o temporizador.
Ao ser acionada a entrada o contador é inicializado, estando o reset em 0, e ao ser desabilitada o contador permanece com a mesma contagem, fazendo com que ao ser habilitada novamente ele continue de onde parou. O reset serve para fazer com que essa contagem seja reiniciada quando a entrada reset for acionada.
Existem dois tipos de temporizadores acumuladores, os TMRA que incrementa a cada décimo de segundo e o TMRAF com o incremento a cada centésimo de segundo e ambos operam com oito digitos, ou seja,