cloud
Resumo: O artigo a seguir apresenta uma introdução ao conceito de Computação na Nuvem. Este tem por objetivo abordar a definição deste novo modelo de computação, características, arquitetura e infra-estrutura necessária, aplicações, vantagens e desvantagens.
Palavras-Chave
Cloud Computing. Computação na Nuvem. Escalabilidade.
Introdução
A computação na nuvem um modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso ter um terminal conectado à “nuvem”. Toda toda a infra-estrutura e recursos computacionais ficam “escondidos”, para o usuário, sendo que este possui apenas o acesso para uma interface padrão através da qual é disponibilizado todo o conjunto de variadas aplicações e serviços.
A internet é a representação da nuvem, possui toda uma infraestrutura de comunicação composta por um conjunto de hardwares, softwares, interfaces, redes de telecomunicação, dispositivos de controle e de armazenamento que permitem a entrega do serviço em nuvem.
1 Camadas de arquitetura e tipos de nuvem
A idéia de computação em nuvem propicia a ilusão de recursos computacionais infinitos disponíveis para o uso, sendo assim os usuários têm a expectativa de que a nuvem forneça rapidamente recursos em qualquer quantidade e a qualquer momento.
Os serviços de computação na nuvem são divididos em três classes:
Infra-estrutura como Serviço (IaaS).
Plataforma como Serviço (PaaS).
Software como Serviço (SaaS).
Infra-estrutura como Serviço (IaaS): são oferecidos recursos “de hardware” virtualizados como computação, armazenamento e comunicação. Possui uma aplicação que funciona como uma interface única para a administração da infra-estrutura, promovendo a comunicação com hosts, switches, roteadores e o suporte para a inclusão de novos equipamentos.
Plataforma como Serviço (PaaS): é oferecido um serviço no qual o