Cloud Computing'
A empresa pioneira no desenvolvimento do Cloud Computing foi a Salesforce, em 2000, que iniciou a disponibilização de software instalado no seu data center aos seus clientes.
O termo surgiu em 2006 em uma palestra de Eric Schmidt, do Google, sobre como sua empresa gerenciava seus data centers. Hoje a Computação em Nuvem, se apresenta como o cerne de um movimento de profundas transformações no mundo da tecnologia.
No Brasil, empresas de médio, pequeno e grande porte estão adotando a tecnologia gradativamente. O serviço começou a ser oferecido comercialmente em 2008.
Demonstrativo do uso deste serviço como armazenamento pelas empresas em 2011.
[gráfico, comentar/mostrar somente o índice mais alto (vermelho), o médio (amarelo) e o mais baixo
(vermelho escuro)].
Slide 2 – O que é?: (Douglas)
Cloud Computing pode ser definido como um modelo no qual a computação está em algum lugar da rede e é acessada remotamente, via internet.
O usuário pode acessar aplicações independente do sistema operacional ou do hardware, sem preocupações com backup, segurança e manutenção, que ficam a cargo do fornecedor do serviço.
Independente da aplicação, o usuário não precisa saber quantos servidores executam determinada ferramenta, quais as configurações de hardware, onde está localizado o data center, etc. O que importa ao usuário é saber que a aplicação está disponível nas nuvens, não importa como.
Slide 3 – Vantagens: (Hisrael)
As atualizações são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário;
Facilita o trabalho coorporativo e o compartilhamento de arquivos, pois todas as informações estão armazenadas na “nuvem”.
Os dados e aplicações podem ser acessados em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet, sem restrições oa ambiente local e à sincronização de mídias removíveis.
Custo baixo/proporcional ao uso, pois a maioria dos sistemas de computação em nuvem fornece aplicações gratuitamente e, quando não gratuitas, são pagas