Cloud computing
“SANTO ANDRÉ”
CRITÉRIOS E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR
Santo André
2011
1
Introdução
Neste trabalho abordaremos o tema sobre, critérios e competências do professor, falaremos sobre o compromisso que se assume quando se determina colocar em sua vida como meta a carreira de “professor”, a importância da formação contínua e a insistente busca pelo conhecimento, além de confirmar que se assume um compromisso de responsabilidade social, principalmente na Educação atual.
2
Critérios e Competências do Professor
Quando pensamos em competências e critérios do docente, logo pensamos na Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica em cursos de nível superior, de acordo com estes documentos ser professor requer dedicação, formação continuada, flexibilidade, produtividade e eficiência no fazer pedagógico, conforme o trecho das Diretrizes citado abaixo:
O professor como qualquer outro profissional, lida com situações que não se repetem, nem podem ser cristalizadas no tempo. Portanto precisa permanentemente fazer ajustes entre o que planeja ou prevê e aquilo que acontece na interação com os alunos. Boa parte dos ajustes tem que ser feito em tempo real, ou em intervalos relativamente curto, minutos e horas na maioria dos casos – dias ou semanas, na hipótese mais otimista – sob o risco de passar a oportunidade de intervenção no processo de ensino-aprendizagem, além disso, os resultados do ensino são previsíveis apenas em parte. O contexto ao qual se efetua é complexo e indeterminado, dificultando uma antecipação do trabalho pedagógico.
( Brasil, 2002, p. 35)
O Documento reforça a importância de uma formação profissional de alto nível, baseada numa aprendizagem por competência, que articule teoria e prática, saberes