Cloud Computing
Partindo do princípio, quando os recursos de infraestrutura eram centrados numa arquitetura de computação distribuída ou client-server (cliente-servidor) e com o advento da internet, gerando o acesso e compartilhamento de informações, ficamos habituados a armazenar arquivos e dados, e a utilizar aplicações de maneira on premise (instalados no local). Os recursos de infraestrutura evoluíram, e esse mercado atualmente, está promovendo outra grande mudança, relacionada a serviços contratáveis sob demanda, permitindo aquisição por pacotes que englobam software, recursos de dados, e hardware, definidos por nível de serviço, ou seja, as organizações poderão ter disponíveis, aplicações, armazenamentos e processamentos, em servidores que podem ser acessados por qualquer computador, através da Internet. Nessa formatação, os tomadores de serviços não precisam se preocupar com o local físico onde ocorre o armazenamento dos dados e processamento, importando, a disponibilidade e segurança dos serviços, conforme o nível acordado entre clientes e provedores.
Demonstrar com o crescimento global do mercado de Tecnologia da Informação (TI), cresce também nossa dependência dos serviços de TI. As organizações têm buscado por serviços que agregam relações benefício/custo, e que possam mesclar serviços próprios com os serviços terceirizados.
Partindo do princípio, quando os recursos de infraestrutura eram centrados numa arquitetura de computação distribuída ou client-server (cliente-servidor) e com o advento da internet, gerando o acesso e compartilhamento de informações, ficamos habituados a armazenar arquivos e dados, e a utilizar aplicações de maneira on premise (instalados no local). Os recursos