Clorpromazina
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
FARMACOLOGIA D
POTENCIALIZAÇÃO DOS EFEITOS POR CLORPROMAZINA
MONICA DEVALIERE
PROFª. HELISSARA SILVEIRA DIEFENTHAELER
ERECHIM
2012
INTRODUÇÃO
Os antipsicóticos se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores. Por isso, além de se constituírem como os fármacos preferencialmente usados no tratamento sintomático das psicose, principalmente a esquizofrenia, também são utilizados como anestésicos e em outros distúrbios psíquicos. O uso dos antipsicóticos é, hoje, conduta padrão na terapia de psicoses agudas.
Clorpromazina é uma substância antipsicótica clássica ou típica, sendo protótipo no tratamento de pacientes esquizofrênicos.
Atua inibindo os receptores pós-sinápticos dopaminérgicos mesolímbicos no cérebro. Isto causa liberação de prolactina na hipófise. Como anti-hemético, inibe a zona disparadora químio-receptora medular.
Ansiolíticos são drogas sintéticas do grupo dos benzodiazepínicos, que possuem a capacidade de tranquilizar e diminuir a ansiedade do indivíduo, mesmo que seja por um período pré-estabelecido. Essas substâncias são bastante utilizadas em tratamentos de insônia, ansiedade, stress ou em determinadas circunstâncias para atenuar situações de pânico do indivíduo. Os ansiolíticos são ingeridos geralmente por via oral na forma de comprimidos, porém também podem ser injetados diretamente na corrente sanguínea.
Assim como todos os benzodiazepínicos, os ansiolíticos inibem o funcionamento exagerado da atividade cerebral, deixando o indivíduo em um estado mais tranqüilo, meio que “desligado” do meio ambiente e dos estímulos externos. Um significante detalhe nesse sentido é o fato do álcool poder intensificar os efeitos dessa droga, assim, misturar ansiolíticos com bebidas alcoólicas pode ser fatal.