Clorofluorcarboneto (CFC) e o Ambiente
- A Função de uma colônia era enriquecer sua metrópole, o que foi feito da seguinte maneira:
1ºenquanto a colônia se especializava na produção, cabia à metrópole comercializar o que a colônia produzia.
2º) a colônia só produzia aquilo que não concoresse com à produção metropolitana.
3º) todo o comércio externo da colônia estava submetido ao monopólio da metrópole.
2.A ECONOMIA DA COLÔNIA (Séc. XVI e XVII)
- Durante os séculos XVI e XVII, a economia brasileira baseou-se na produção de açúcar; este açúcar, produzido pelo Brasil, era transportado por Portugal e distribuído na Europa, pela Holanda.
- No Brasil, o açúcar era produzido basicamente no NE, através do sistema de "plantation" (latifúndio, monocultura, trabalho escravo e produção voltada para o mercado externo).
- A renda obtida pelos senhores de engenho era muito grande, mas a atividade açucareira não chegou a gerar um mercado interno.
- A produção açucareira entrou em declínio na 2º metade do século XVII, como conseqüência da expulsão dos flamengos (holandeses) do Brasil.
3.A ECONOMIA MINERADORA (Séc. XVIII)
- Durante o século XVIII, a base da economia brasileira foi a mineração de ouro, em Minas Gerais e, secundariamente, em Goiás e Mato Grosso.
- Ao contrário da atividade açucareira, a mineração teve como base a pequena propriedade. Este fato gerou uma melhor distribuição de renda, que permitiu o surgimento de um razoável mercado consumidor interno.
- Em conseqüência, desenvolveu-se, também, o comércio interno, transportes, comunicações e diversas atividades tipicamente urbanas como o artesanato, as profissões liberais, etc.