Ciclo biogeoquimico
1 INTRODUÇÃO 2
2 CARBONO 3
3 METANO 5
4 ÓXIDO NITROSO 6
5 CLOROFLOURCARBONETOS 7
6 HIDROFLOURCARBONETOS 8
7 HEXAFLOURETO DE ENXOFRE 9
8 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Os gases do efeito estufa envolvem a Terra e fazem parte da atmosfera. Estes gases absorvem parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre, impedindo que a radiação escape para o espaço e aquecendo a superfície da Terra. Seis gases são considerados os causadores do Efeito Estufa: Dióxido de Carbono (CO2), responsável por 77% das emissões em atividades humanas, Metano (CH4), Oxido Nitroso (N2O), Clorofluorcarbonetos (CFCs), Hidrofluorcarbonetos (HFCs) e Hexafluoreto de Enxofre (SF6), o gás mais poderoso no Aquecimento Global, sendo 23.900 vezes mais ativo do que o Dióxido de Carbono, mas, junto com os outros gases fluoretados, corresponde a 1,1% das emissões.
Um ciclo biogeoquímico envolve o trajeto de substâncias químicas do ambiente abiótico (ambiente geológico - “geo”) para o ambiente biótico (seres vivos - “bio”) e o retorno para o abiótico, completando o ciclo que está presente em qualquer ecossistema existente. Portanto, em qualquer ciclo biogeoquímico existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, sua utilização por seres vivos e posterior devolução para a sua fonte.
2 CARBONO
O reservatório de carbono é a atmosfera, onde o nutriente das plantas encontra-se na forma de dióxido de carbono (CO2), um gás que nas condições naturais de temperatura e pressão é inodoro e incolor. O carbono é o principal constituinte da matéria orgânica, participando em 49% do peso orgânico seco. O ciclo do carbono é um ciclo perfeito, pois o carbono é devolvido ao meio à mesma taxa a que é sintetizado pelos produtores.
As plantas utilizam o CO2 e o vapor de água da atmosfera para, na presença de luz solar, sintetizar compostos orgânicos de carbono, hidrogênio e oxigênio tais como a glicose. A reação de fotossíntese pode ser expressa como: