clonagem
INDICE
Introdução;………………………………………………………………….2
Reprodução assexuada como meio de clonagem;………………….3
Clonagem natural;…………………………………………………………3
Clonagem induzida;………………………………………………………..4
Clonagem reprodutiva;…………………………………………………...4-5
Clonagem embrionária;…………………………………………………...5
Clonagem terapêutica;…………………………………………………….6
Potenciais da clonagem humana;……………………………………….7
História da Dolly;…………………………………………………………..8-9
Conclusão;………………………………………………………………….9
Bibliografia;…………………………………………………………………10
Introdução
A clonagem é a produção, por processo natural – reprodução assexuada – ou artificial, de cópias geneticamente iguais de um ser. A palavra deriva do grego klon, que significa rebento de um vegetal, sendo introduzida na língua inglesa por volta de 1903, para traduzir uma técnica conhecida desde o século XIX pelos horticultores, que cultivavam os tecidos meristemáticos de uma orquídea original, dando origem a novas plantas, através de cortes e não recorrendo a sementes. No século XX, as múltiplas descobertas no domínio da genética permitiram que se avançasse para a clonagem de seres complexos, nomeadamente mamíferos.
Reprodução assexuada como meio de clonagem
Embora a reprodução artificial de indivíduos seja um processo recente e mediático a clonagem é anterior a qualquer laboratório, ou mesmo ao ser humano. Diversos seres, como a Daphnia ou as leveduras, realizam clonagem como meio de reprodução. Visto não haver fecundação de óvulos ou gâmetas envolvidos, e uma vez que há transmissão de apenas um único património genético, sem qualquer modificação, os descendentes deste animais podem então ser designados clones, pois são geneticamente iguais aos seus progenitores.
Clonagem natural
A clonagem é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres