Quais os gases responsáveis pelo efeito de estufa ?
Existem vários gases que atuam como responsáveis pelo efeito de estufa: Dióxido de Carbono(CO2) - Originado pela combustão de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural, carvão, desflorestação (libertam CO2 quando queimadas ou cortadas). O dióxido de carbono é responsável por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente são enviados cerca de 6 mil milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.
Metano (CH4) - Este gás é produzido em campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. É responsável por cerca de 19 % do efeito de estufa.
Clorofluorcarboneto (CFC) - Quando começou a ser utilizado, o freon, o mais conhecido CFC, parecia a solução perfeita para os problemas da refrigeração, por não se dividir e não causar danos ao seres vivos, muito melhor que o produto anteriormente utilizado, a amónia. Porém, recentemente verificou-se que os CFC sofrem fotólise quando submetidos a radiação ultravioleta, dividindo-se na altura da camada de ozono onde a presença desses raios são constantes. Foram muito utilizados em sprays, frigoríficos, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados na indústria electrónica. Este composto é responsável por cerca de 10% do efeito de estufa. O tempo de duração do composto é de 50 a 1700 anos. Como alternativa e estes compostos (CFC`s), existem hoje vários projectos para diminuir a utilização dos CFC, mas eles têm sido dificultados pelo seu uso principalmente na refrigeração. Uma das alternativas tem sido os hidroclorofluorocarbonetos (HCFC), haloalcanos em que nem todos os hidrogénios foram substituídos por cloro ou flúor. O seu impacto ambiental tem sido avaliado como sendo de apenas 10% do dos CFC. Outra alternativa são os hidrofluorcarbonetos (HFC) que não contêm cloro e são ainda menos prejudiciais à camada de ozono, porém apresentam alto potencial de aquecimento global, ou seja, eles contribuem para o efeito de estufa.
Ácido nítrico (HNO3) - É produzido pela combustão