Clonagem
A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulneráveis às suas modificações.
Clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas se reproduzem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Mas, genericamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto, tais como os meios digitais ou de software.
Índice
[esconder]
1 Animais2 Clonagem induzida3 Clonagem reprodutiva4 Clonagem terapêutica5 Clone6 Potenciais da clonagem humana6.1 Benefícios7 A ovelha Dolly8 Clonagem em Portugal9 Ver também10 ReferênciasAnimais[ HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Clonagem&veaction=edit&vesection=1" \o "Editar secção: Animais" editar | editar código-fonte]
A clonagem não é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso dasbactérias, dos seres unicelulares . A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gémeos univitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou patrimônio super genético.
Clonagem induzida[ HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Clonagem&veaction=edit&vesection=2"