Clonagem
1. CLONAGEM: Conceitos da clonagem; vantagem e desvantagem; o que é clone, clonagem e qual seu processo
A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo (homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone. O termo clone foi criado em 1903, pelo botânico norte-americano Herbert J. Webber, segundo ele, o clone é basicamente um descendente de um conjunto de células, moléculas ou organismos.
Algumas vantagens em que a clonagem proporciona ou proporcionará para a humanidade: * Preservação dos animais em extinção; * Desenvolvimento de animais imunes a certas doenças contagiosas; * Clonagem de células humanas para tratamento de doenças como: câncer e diabetes. Algumas desvantagens são: * É uma técnica de baixa eficiência; * Morte de vários fetos durante a gestação ou logo após o nascimento; * Potencialidade de haver perda da variabilidade genética; * Envelhecimento precoce; * Grande número de anomalias (exemplos: síndrome do filhote grande, lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade, etc.)
02. CLONAGEM DE ANIMAIS: Quais são as características genéticas que a ovelha clone tem? Justifique:
A ovelha clone terá todas as características da ovelha que foi utilizada para a retirada o núcleo, pois o DNA está presente no mesmo, e no DNA está presente todas as informações genéticas da ovelha utilizada, e portanto todas a características serão passadas para a ovelha clone. O DNA mitocondrial é igual ao da ovelha que forneceu o ovulo, mas esse DNA não afeta diretamente as características da ovelha clone, por isso ela é um clone da ovelha que forneceu o núcleo.
03. CLONAGEM TERAPÊUTICA: o que é, em que é usada, para que serve?
A Clonagem terapêutica é um processo de clonagem celular que tem como objetivo o tratamento de doenças. Ela basicamente gera células iguais às do paciente e teria como vantagem evitar a rejeição se o doador fosse a própria