clonagem
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada, mas sim células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos ), a partir de uma célula-mãe, de uma ou mais células geneticamente idênticas entre si e à original. A clonagem é um processo que facilita a transmissão e a fixação de características desejáveis. Toda vez que um ser é gerado a partir de reprodução assexuada, acontece uma clonagem. As plantas (através de diversos mecanismos), as bactérias, os protozoários, os seres humanos (através dos gêmeos univitelinos, quando um óvulo é fecundado por somente um espermatozoide, e dividindo-se em dois, que dará origem a dois embriões idênticos com a mesma carga genética, serão sempre do mesmo sexo, duas meninas ou dois meninos.) e outros seres, já realizam clonagens naturais.
Clonagem Induzida Artificialmente
A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único património genético. A partir de uma célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original), que são os clones. Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo «doador».
Processo da clonagem induzida artificialmente: Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Em seguida, os cientistas inserem um núcleo retirado de uma célula adulta da pessoa que querem clonar. Essa célula é diploide, ou seja, tem o conjunto completo de cromossomos e genes. Através de um choque elétrico aplicado ao óvulo, os cientistas induzem a sua divisão, dando início à geração do embrião. De modo a ser usada para fins terapêuticos, essa divisão é interrompida