Clonagem
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – microorganismo, vegetal ou animal.
Hoje em dia a genética e a clonagem estão sempre nos nossos noticiários, cada vez mais tornando-se relevante para o desenvolvimento da humanidade e também levantando muitos questionamentos morais sobre seus avanços e aplicações.
Como é que a genética surgiu e quais foram os acontecimentos importantes para essa área da ciência?
Primeiro de tudo, começos com a ideia de célula, que foi apresentada pela primeira vez à comunidade científica em 1839, por Thedor Schwann, ele foi o responsável pelo estabelecimento que os organismos são formados por células e que as mesmas se organizam em tecidos.
Logo após a sua descoberta, em 1855 Rudolf Virchow apresentou o conceito de que as células têm que vir de outras células.
Em 1865, um dos mais importantes passos para a genética foi dado com a experiência de Mendel com ervilhas, ele demonstrou que as características de uma sucessão depende das características da geração parental, e ainda introduziu os conceitos de genes.
Em 1892, Hans Driesch, repartiu um ovulo de ouriço-do-mar pela primeira vez e separou os dois, que deram origem a indivíduos saudáveis e estava então comprovado de que as primeiras células podiam-se separar que geriam indivíduos saudáveis.
Em 1901, Hans Spemann fez a mesma experiência só que com ovos de rã e obteve dois girinos saudáveis, estando também agora comprovado em indivíduos complexos.
A partir da desse ponto as questões surgidas foram se um indivíduo adulto teria em suas células a mesma característica de indivíduos embrionários, ou seja, suas células são capazes de gerar outro indivíduo?
Em Fevereiro de 1997 a resposta dessa pergunta foi sim e só veio a sua comprovação de facto com a clonagem da ovelha Dolly por Ian Wilmut e